segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Como quando do mar tempestuoso



Como quando do mar tempestuoso
o marinheiro, lasso e trabalhado
(1),
de um naufrágio cruel já salvo a nado,
só ouvir falar nele o faz medroso,

e jura que, em que
(2) veja bonançoso
o violento mar e sossegado,
não entre nele mais, mas vai forçado
pelo muito interesse cobiçoso;

assi, Senhora, eu, que da tormenta
de vossa vista fujo, por
(3) salvar-me,
jurando de não mais em outra ver-me:

minh’alma, que de vós nunca se ausenta,
dá-me por preço ver-vos, faz tornar-me
donde fugi tão perto de perder-me.

Luís de Camões
(1)   Trabalhado: cansado dos trabalhos pesados
(2)   Em que: ainda que
(3)  Por: para



1.   No texto estabelece-se uma relação de semelhança entre duas situações.
1.1.      Delimite as duas partes lógicas do texto.
1.2. Indique e classifique morfologicamente os conectores que estabelecem a relação indicada.
1.3.      Sintetize a contradição patente no comportamento do marinheiro.
1.4. Transcreva os segmentos textuais da segunda parte que correspondem aos seguintes elementos da primeira:
1.4.1.    Marinheiro lasso e trabalhado (v.2);
1.4.2.    Mar tempestuoso (v.1)
1.4.3.    Jura que […] não entre nele mais (vs. 5 a 7)
1.5.      Classifique a figura de estilo presente na expressão tormenta da vossa vista (vs. 9 e 10) e comente a sua expressividade.
2.   A fraqueza confessada pelo sujeito poético é também uma forma de reforçar a confissão do seu amor.
2.1.      Explique porquê.
2.2.      Identifique o destinatário da confissão.
3.   Faça a análise formal do soneto, indicando:
3.1.      A estrutura externa;
3.2.      A divisão das sílabas métricas do 1.º verso;
3.3.      O esquema rimático.
4.   Justifique a integração do texto na corrente renascentista da poesia camoniana.
5.   Este poema dá-nos uma visão tipicamente camoniana do amor. Elabore um texto subordinado ao tema A vivência do amor nos sonetos de Camões.
6.   Documente o seu texto com algumas referências aos sonetos de que mais gostou.







1 comentário:

joana oliveira disse...

queria saber como tenho acesso as soluções para confirmar as respostas ?