mote seu
Se
Helena apartar
do
campo seus olhos,
nascerão
abrolhos.
voltas
A
verdura amena,
gados
que pasceis,
sabei
que a deveis
aos
olhos d' Helena.
Os
ventos serena,
faz
flores d' abrolhos
o
ar de seus olhos.
Faz
serras floridas,
faz
claras as fontes...
Se
isto faz nos montes,
que
fará nas vidas?
Trá-las
suspendidas,
como
ervas em molhos,
na
luz de seus olhos.
Os
corações prende
com
graça inumana;
de
cada pestana
uma
alma lhe pende.
Amor
se lhe rende
e,
posto em giolhos,
pasma
nos seus olhos.
Luís
de Camões
·
Vilancete em redondilha menor (5 sílabas),
com mote de três versos, que se desenvolve em 3 voltas de sete, segundo o
esquema rimático: ABB-CDDCCBB (rima emparelhada e interpolada). O último verso
do mote não se repete no fim de cada volta.
Olhos de Helena – Natureza
·
Os primeiros doze versos (incluindo o mote)
– efeitos dos olhos de Helena na natureza: a verdura dos campos, a serenidade
dos ventos, a transformação dos abrolhos em flores, o florescimento das serras
e a claridade das fontes.
·
Os gados pastam nos campos, cuja beleza e
verdura são devidos à magia do olhar de Helena (vv. 4-7)
·
A paz do seu olhar serena os ventos e
transforma os abrolhos em flores (vv. 8-10)
·
Os seus olhos cobrem as serras de flores e
tornam claras as fontes (VV. 11-12)
Olhos de Helena – Amor
· Os
últimos doze versos, a partir de “Se isto faz nos montes (que fará nas vidas?”)
– efeitos dos olhos de Helena em todos os que a veem: trazem as suas vidas
suspensas e os corações presos (“de cada pestana uma alma lhe pende” e o
próprio Amor (cupido) se ajoelha, rendido, perante a magia do seu olhar.
· O
olhar de helena prende os corações (vv.18-19)
· Pende
uma alma de cada pestana (20-21)
· O
amor ajoelha-se, rendido, perante a sedução do seu olhar (vv. 22-24)
Como o poeta realça a beleza de Helena
· Todo
o texto se organiza no sentido de realçar a beleza de helena, concentrada na
sedução do seu olhar
· Expressividade
do adjectivo:
o
“a verdura amena” (v.4)
o
“graça inumana” (v.19)
o
“Trá-las suspendidas” (v.15)
o
“serras floridas” (v.11)
o
“faz claras as fontes” (vv. 22-24)
· Verbos
no presente do indicativo – tornam mais real e viva a presença dos olhos de
Helena
o
“os ventos serena” (v.8)
o
“os corações prende” (v.18)
o
“Amor se lhe rende […] pasma
nos seus olhos” (vv. 22-24)
· Futuro
– a) – para exprimir os efeitos desastrosos do eventual afastamento dos olhos
de Helena (“nascerão abrolhos” – v.13) – b) – para sugerir de uma forma
dubitativa os seus efeitos nos homens (“Que fará nas vidas” – v. 114)
· Hipérbole
o
“de cada pestana / uma alma lhe pende” (vv.
20-21)
o
“A verdura amena, / gados, que pasceis, / sabei
que a deveis/ aos olhos de Helena” – vv.4-8)
· Comparação
o
“Trá-las suspendidas / como ervas em molhos” (vv. 15-16)
· Representação
do próprio Amor em atitude de vassalagem
o
“Amor se lhe rende, / e, posto em giolhos,
/ pasma nos seus olhos” (vv. 22-24)
4 comentários:
qual e o tipo de rima presente
esquema rimático: ABB-CDDCCBB (rima emparelhada e interpolada)
É só ler!
Identifica e explicita o valor dos recursos expressivos presentes nos seguintes versos:
A) " GADOS QUE PACEIS"(V5)
b) Faz serras floridas,/FAZ CLARAS AS FONTES(VV11-12)
iDENTIFICA A ESTRUTURA FORMAL DESTA COMPOSIÇÃO POÉTICA E CLASSIFICA-A
Identifica e explicita o valor dos recursos expressivos presentes nos seguintes versos:
A) " GADOS QUE PACEIS"(V5)
b) Faz serras floridas,/FAZ CLARAS AS FONTES(VV11-12)
iDENTIFICA A ESTRUTURA FORMAL DESTA COMPOSIÇÃO POÉTICA E CLASSIFICA-A
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